eSocial 130: É necessário existir informação cadastral do empregador para o período
Problema:
A mensagem de erro ocorre porque a data de validade do evento que está sendo enviado é anterior à data dos eventos S-1000 e S-1005. Isso pode acontecer quando os eventos ainda não foram registrados corretamente com datas atualizadas.
Passo 1: Verifique as datas dos eventos S-1000 e S-1005
Acesse o menu Pessoal → eSocial → Tarefas do eSocial no sistema.
Procure pelos eventos S-1000 e S-1005.
Verifique se as datas de validade desses eventos estão corretas e se estão configuradas com datas anteriores ou iguais à data dos eventos que você deseja processar

Passo 2: Ajuste as datas se necessário
Se as datas estiverem incorretas, você precisará duplicar os eventos S-1000 e S-1005.
Clique em duplicar e altere a data de validade para a data correta, clique em salvar.
Após alterar as datas, envie a alteração para o eSocial.

Observações Finais
Dica: Sempre confira se as datas de validade dos eventos S-1000 e S-1005 estão atualizadas antes de enviar novos eventos. Isso ajuda a evitar erros de data e garante que os eventos sejam processados corretamente.
Caso os problemas persistam, tente revisar se os outros eventos dependentes estão também com as datas alinhadas.
Saiba mais:
- eSocial 1737: Campo FAP não pode ser preenchido
- eSocial 686: O CNPJ deve estar ativo no cadastro de CNPJ da RFB
- eSocial 272: A inscrição informada deve corresponder a um estabelecimento/CNO/CAEPF do empregador
- eSocial 197: A data de admissão do trabalhador não poderá ser anterior à data de abertura da empresa
- Solucionar a validação”preenchimento obrigatório: CNPJ responsável.