Verifique abaixo, possíveis causas e resoluções:
Resolução 1: Verificar certificado digital e configurar o parâmetro 480:
Passo 1: Acesse Preparar>Certificado Digital;
Passo 2: Verifique se o certificado está vencido. Se estiver, substitua por um válido;
Passo 3: Confirme se o certificado válido está marcado como “Tornar este Certificado Padrão”;
Passo 4: Ainda em Preparar>Parâmetros>Parâmetros Globais;
Passo 5: Pesquise pelo código 480;
Passo 6: Verifique se o parâmetro está configurado corretamente com os valores “SIM” e “NÃO” conforme legenda:
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Sim: Envia com o certificado do escritório;
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Não: Envia com o certificado da empresa;
Passo 7: Para configurar uma exceção para uma empresa específica, clique dentro do parâmetro 480 e adicione a exceção:
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Se o valor padrão for Sim, selecione Não para a empresa que deve usar o próprio certificado;
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Se o valor padrão for Não, selecione Sim para usar o certificado do escritório;
Passo 8: Acesse Pessoal>eSocial>Dados Iniciais;
Passo 9: Clique em “Gerar Dados iniciais” para que o evento S-2299 seja gerado.
Resolução 2: Verificar se evento de admissão foi processado manualmente (S-2200 ou S-2300) ou não foi processado:
Poderá gerar o evento S-2206 através do S-2200 ou S-2300 existente.
Passo 1: Acesse Pessoal>Esocial>Tarefas eSocial;
Passo 2: Pesquise pelo evento S-2200 (Admissão) ou S-2300 (Trabalhador sem vínculo);
Passo 3: Clique sobre o evento processado. Uma nova tela com informações será exibida;
Passo 4: Nessa tela, clique no ícone de duplicar evento. Isso irá gerar uma alteração do evento selecionado;
Passo 6: Abra o evento duplicado, que estará como tipo “alteração”;
Passo 7: Altere o campo Tipo de Arquivo para S-2206 (Alteração de contrato);
Passo 8: No campo Data Inicial de Validade, insira a data correta da alteração contratual, seja alteração salarial, ou função, e salve;
Passo 9: Altere o evento para inclusão e envie para o eSocial.
Dicas e observações finais
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Mantenha os certificados digitais sempre atualizados e com validade ativa.
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O parâmetro 480 define o modelo de envio (empresa ou escritório), e deve estar alinhado à realidade da empresa.
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Eventos processados manualmente devem ser revisados para evitar bloqueios nos próximos envios, como no caso da rescisão.
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