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eSocial 312: A matrícula “ou a categoria 723” informada de ser igual a existente no cadastro do trabalhador

Também pode ser pesquisado como: erro categoria S‑1200, categoria admissão diferente, S‑1200 falha categoria, corrigir categoria eSocial

O que significa esse erro?

O evento S‑1200 (Remuneração) retornou erro porque a categoria informada não corresponde àquela registrada no evento de admissão (S‑2200 ou S‑2300).


Resolução 1: Categoria incorreta no sistema

Vamos resolver isso juntos!

Passo 1: Consulte a categoria no eSocial

  1. Acesse o portal do eSocial e verifique a categoria cadastrada para o empregado.

Passo 2: Atualize o cadastro no sistema

  1. No sistema, vá em PessoalColaboradores – Empregados.
  2. Selecione o colaborador, na aba Cadastros – eSocial – Categorias de Trabalhadores, selecione a opção correta que corresponde ao cadastro.
Essa imagem informa que você deve selecionar o colaborador, e colocar a opção correta que corresponde ao cadastro.

Passo 3: Limpe o evento de alteração de categoria, excluindo os eventos evento S‑2206 ou S‑2306 previamente gerado (caso existam). 

Essa imagem informa que você deve clicar no ícone 'Lixeira' para limpar o evento.

Passo 4: Reprocesse o S‑1200

Essa imagem informa que você deve duplicar.
Essa imagem mostra onde você deve acessar.

Resolução 2: Categoria correta no sistema

Caso a categoria já esteja correta:

Passo 1: Confirme a correspondência

  1. Em Pessoal → Colaboradores → Empregados, na aba eSocial, confirme que a categoria bate com a do portal.
  2. Refaça o envio do evento S‑1200 diretamente.

Dica importante:

Isso acontece quando há divergência entre os eventos de admissão e remuneração.
Para evitar, sempre valide a categoria após qualquer ajuste de admissão antes de processar a folha.

Saiba mais:

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