eSocial 197: A data de admissão do trabalhador não poderá ser anterior à data de abertura da empresa
(Erro ao processar data de admissão no evento S-1000)
Quando esse problema ocorre?
Esse erro acontece quando a data de admissão do colaborador está fora do intervalo de validade da empresa, ou seja, é anterior à data de abertura da empresa ou posterior ao encerramento da empresa. O eSocial não consegue processar o evento quando as datas não coincidem com o cadastro da empresa.
Como corrigir o erro de data de admissão?
Vamos corrigir isso juntos, siga os passos abaixo para ajustar as datas corretamente:
Passo 1: Acesse o cadastro da empresa
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Vá até a aba Preparar.
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Selecione Cadastros e depois Empresas.
Passo 2: Verifique as datas de abertura e encerramento da empresa
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Na aba Datas, verifique se a data de abertura da empresa está correta.
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A data de admissão do colaborador deve estar dentro deste período.
Passo 3: Verifique a data de admissão do colaborador
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Acesse Pessoal → Colaboradores → Empregados.
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Localize o colaborador e verifique a data de admissão. Certifique-se de que ela está dentro do intervalo da empresa.
Passo 4: Verifique a data do evento S-1000 no eSocial
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Acesse Pessoal → eSocial → Tarefas do eSocial.
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Localize o evento S-1000 e confira se a data deste evento também está correta.
Passo 5: Corrija a data e envie novamente o evento S-1000
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Se a data de admissão estiver incorreta, você precisará corrigir a data.
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Duplicando o evento S-1000, envie-o novamente com uma data de validade correta, como uma alteração do evento.
Observações importantes
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A data de admissão do colaborador deve estar sempre dentro do intervalo de validade da empresa. Caso contrário, o eSocial não conseguirá processar o evento corretamente.
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Verifique sempre a data de abertura e encerramento da empresa antes de processar a admissão de novos colaboradores.
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Caso a data esteja incorreta, a solução é duplicar o evento S-1000 e enviá-lo novamente com as datas corrigidas.
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