eSocial 726: Não foi localizado um evento de rescisão contratual para o trabalhador
Essa mensagem de erro aparece quando você tenta enviar o evento S-1210 – Pagamentos de Rendimentos do Trabalho, mas o evento de desligamento (S-2299) do colaborador não foi enviado ou está com dados incorretos no eSocial.
Vamos resolver isso juntos! Abaixo, você encontra duas possíveis causas e como corrigir cada uma.
Situação 1: Evento S-2299 ainda não foi enviado
Isso acontece quando o colaborador já foi desligado, mas o sistema não localiza o envio do evento de desligamento.
Como corrigir:
Passo 1: Acesse o menu Pessoal e clique em eSocial, depois vá até a opção Dados Iniciais.
Passo 2: Clique no botão Gerar Dados Iniciais.
Passo 3: Acesse o menu Pessoal, selecione eSocial e depois Tarefas eSocial.
Passo 4: Localize e envie o evento S-2299 gerado para o colaborador desligado.
Situação 2: Parâmetro tipo 99 e tipo 05 está ausente ou com data incorreta
Esse erro também pode ocorrer quando a empresa não possui o parâmetro do tipo 99 configurado corretamente com o grupo que ela pertence no eSocial.
Como corrigir:
Passo 1: Acesse o menu Pessoal, clique em eSocial e depois em Parâmetros eSocial.
Passo 2: Verifique se há um parâmetro do tipo 99 cadastrado com o grupo correto da empresa.
Passo 3: Caso não exista, cadastre o parâmetro. Se já existir, verifique se a data está correta — ela deve ser igual à data de obrigatoriedade do eSocial, ou à data de abertura da empresa, se for uma empresa nova.
Passo 4: Após corrigir o parâmetro, volte ao menu de tarefas e verifique novamente o evento S-2299.
Dicas Finais
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O evento S-2299 deve sempre ser enviado antes do S-1210, quando há desligamento de funcionário.
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O parâmetro tipo 99 é essencial para identificar corretamente o grupo da empresa (Grupo 1, 2, 3 ou 4) no sistema do eSocial.