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Retificação de folha de pagamento já processada pelo portal do eSocial?

Como retificar folha de pagamento que já foi processada pelo portal do eSocial?

Problema: Precisa ajustar informações na folha de pagamento de um mês que já foi encerrado e enviado ao eSocial.

Quando isso acontece?

Essa necessidade ocorre quando você precisa incluir, corrigir ou excluir algum valor ou evento na folha de pagamento de um mês que já foi encerrado e enviado ao eSocial.
Para isso, é necessário reabrir o período, fazer os ajustes, reenviar os eventos corrigidos e, por fim, encerrar novamente o mês.


Passo a passo para corrigir a folha já enviada;

Passo 1: Acesse o menu Pessoal>eSocial>Fechar período;

Passo 2: Cancele o encerramento da folha de todos os meses, começando do mês atual e voltando até o mês que precisa ser ajustado.
Isso é necessário pois os eventos são enviados em sequência.

Essa imagem mostra o passo a passo para corrigir a folha já enviada no Sistema Makro.

Passo 3: O sistema irá gerar eventos de reabertura da folha (S-1298) para todos os meses cancelados.

Passo 4: Envie apenas o evento S-1298 do mês que será alterado. Exclua os demais.

Essa imagem informa que você deve enviar apenas o evento S-1298 do mês que será alterado.

Passo 5: Acesse o menu Pessoal>Movimentações>Folha de Pagamento;

Passo 6: Realize as alterações necessárias na folha, inclua, exclua ou corrija os valores conforme a necessidade;

Passo 7: Acesse o menu Pessoal>eSocial>Dados periódicos;

Passo 8: Gere os eventos periódicos no ícone ‘Gerar dados periódicos para a empresa corrente neste período de trabalho’;

  • Clique em Gerar para todos os empregados, mesmo os que não sofreram alteração (para funcionários).

  • Clique em Gerar para todos os autônomos, mesmo os que não sofreram alteração (para sócios ou autônomos).

Essa imagem infroma que você deve gerar os eventos periódicos no ícone e 'Gerar dados periódicos para a empresa corrente neste período de trabalho'

Passo 9: Acesse o menu Pessoal>eSocial>Tarefas eSocial;

Passo 10: Faça o envio dos eventos de alteração gerados.

Essa imagem informa que você deve enviar os eventos de alteração gerados.

Passo 11: Caso haja pagamento dentro do mesmo mês da folha:

  • Exclua o último evento S-1210 processado no eSocial;

Essa imagem informa que você deve excluir o último evento S-1210 processado no eSocial.
Essa imagem informa que você deve enviar novamente o S-1200 de alteração.
  • Envie novamente o S-1200 de alteração;
Essa imagem informa que você deve enviar o S-1210 como inclusão.
  • Depois, envie o S-1210 como inclusão.
Essa imagem informa o último S-1210 que você deve enviar no Sistema Makro.

Passo 12: Acesse o menu Pessoal>Encerramentos>Fechar período, e faça o encerramento do período;

Essa imagem informa onde você deve acessar para fazer o encerramento do período no Sistema Makro.

Passo 13: Faça o envio do evento S-1299;

Essa imagem informa que você deve fazer o envio do evento S-1299.

Observações importantes

  • Após finalizar o mês corrigido, lembre-se de encerrar novamente os meses seguintes, um por um.

  • Se algum mês não teve reabertura (ou seja, o S-1298 foi excluído), exclua também o novo S-1299 que for gerado automaticamente.


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