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O que são as Rotinas Automatizadas?

(Variações: rotinas automáticas, processos automatizados, automação de processos)

Entenda o que são as rotinas automatizadas:

As Rotinas Automatizadas são procedimentos configuráveis no sistema Makro que tornam os processos do escritório mais eficientes. Após sua ativação, essas rotinas são executadas automaticamente, sem a necessidade de intervenção manual, economizando tempo e recursos.

Com mais de 130 rotinas disponíveis, o sistema atende diversas necessidades em todos os departamentos, ajudando o escritório a otimizar suas operações.

Exemplos de rotinas automatizadas:

  • Gerar honorários automaticamente:
    Esta rotina cria e registra os honorários do escritório, permitindo que os valores sejam automaticamente calculados e enviados para o cliente, junto com os boletos.

  • Certificado Digital:
    O sistema avisa o usuário e/ou cliente sobre o vencimento do certificado digital. Isso evita a perda de prazo para renovação do certificado.

  • Certidões Negativas:
    O sistema verifica se há certidões negativas vencidas ou não cadastradas, facilitando a atualização e o envio dessas certidões aos clientes.


Como gerenciar as Rotinas Automatizadas no sistema Makro

As Rotinas Automatizadas podem ser configuradas e gerenciadas no menu:
Administrar | Automações | Rotinas Automatizadas

Aqui, o usuário pode visualizar todas as rotinas disponíveis, tanto ativas quanto inativas.


Como ativar uma rotina automatizada:

  1. Acesse o menu:
    Vá para Administrar | Automações | Rotinas Automatizadas e clique na rotina que deseja ativar.

  2. Configuração obrigatória:
    Você precisará preencher alguns campos essenciais:

  3. Ativo: Selecione a opção Sim para ativar a rotina.

  4. Dia/Periodicidade/Hora: Defina quando a rotina será executada (diariamente, semanalmente, mensalmente, etc.).

  5. Profissão: Vincule a profissão do usuário responsável pela execução da rotina.

  6. Configuração de comunicação (opcional):
    Decida se deseja que a mensagem da rotina seja enviada ao cliente, via E-mail ou WhatsApp. Essa integração só funcionará se as configurações de E-mail Gmail e o produto MakroWhats estiverem habilitados no sistema.

  7. Salvar:
    Após preencher todos os campos necessários, clique em Salvar. A rotina será ativada e aparecerá como “Ativa” no grid.


Como inativar uma rotina automatizada:

  1. Acesse a rotina:
    Volte ao menu Administrar | Automações | Rotinas Automatizadas.

  2. Inativar a rotina:
    Clique na rotina que deseja desativar e marque o campo Ativo como Não.

  3. Salvar:
    Clique em Salvar. A rotina será desativada e aparecerá como “Inativa” no grid.


Observações importantes:

  • Periodicidade das rotinas: É possível escolher a frequência com que cada rotina será executada, como diário, semanal ou mensal, adaptando a necessidade do seu escritório.

  • Integração de comunicação: Se a opção de envio automático de mensagens via E-mail ou WhatsApp estiver ativada, o cliente será notificado conforme a configuração da rotina. Lembre-se de garantir que as integrações de Gmail e MakroWhats estão habilitadas para que isso funcione.

  • Visibilidade no grid: Após configurar, a rotina ficará visível no grid de Rotinas Automatizadas, com seu status (tiva ou inativa), para fácil acompanhamento.


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