Assuntos em alta:

#Gi Corrigir cálculo de patronal para produtor rural optante pela comercialização

Está puxando o patronal no produtor rural porém é optante pela comercialização.

Erro ao enviar S-1200 ou S-1299 após mudança de opção — produtor rural / pessoa física ou jurídica

O que está acontecendo?

Essa situação ocorre quando há alteração na opção do produtor rural (ex: de pessoa física para jurídica, ou vice-versa), mas os eventos do eSocial não foram ajustados conforme essa mudança. Para o sistema aceitar a nova configuração, é necessário realizar um processo de ajuste dos eventos.

Não se preocupe! Vamos resolver isso juntos com um passo a passo.


Passo a passo para corrigir a alteração de opção do produtor rural

Passo 1:

  • Acesse a área de Pessoal → eSocial → Encerramentos e clique em CANCELAR  para a reabertura de períodos já enviados até o mês da alteração da opção.

   

  • Na aba Pessoal → eSocial → Tarefas do eSocial e envie o evento S-1298 para reabertura do período.

   

Passo 2:
Altere a opção de produtor rural no sistema.

  • Vá até PrepararTributaçãoPessoal, na aba Produtor Rural.

   

 

Passo 3:
Em Pessoal → eSocial → Tarefas do eSocial será gerado o evento S-1000.

  • Marque o evento como inclusão, com a data correspondente ao mês da nova opção.

  • Envie o evento S-1000 ao eSocial para registrar a alteração da classificação tributária.

   

Passo 4:
Reenvie os dados periódicos.

  • Gere novamente os eventos, marcando a opção “Gerar para todos os empregados, mesmo os que não sofrem alteração”.

   

  • Envie primeiro o evento S-1200.

  • Após o S-1200 ser processado, envie o S-1210.

💡 Dica: Se ao tentar enviar o S-1200 aparecer a mensagem de que há pagamentos impactados, será necessário:

  • Clique no evento de pagamento já PROCESSADO e efetue a Exclusão dos eventos S-1210 correspondentes.

   

  • Irá ser gerado um evento de exclusão e efetue o envio do evento S-1210.

   

 

  • Após efetue o envio  o S-1200 de alteração novamente.

  • Depois, duplique e envie o S-1210 como inclusão.

   

Passo 6:
Reenvie os demais eventos se necessário.

  • Verifique se há eventos S-1280, S-2299 ou S-2399 no período.

  • Se sim, duplique e envie novamente.

Passo 7:
Finalize os períodos reabertos.

  • Gere e envie o evento de fechamento S-1299.


Observações finais

  • Sempre acompanhe os retornos do eSocial após cada envio.

  • Em caso de dúvidas sobre datas ou configuração de eventos, consulte um contador ou especialista.

  • Alterações na classificação tributária exigem cuidado, pois impactam diretamente os cálculos de encargos e obrigações fiscais.

Esse artigo foi útil para você?
SIMNÃO