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eSocial 861: A data de pagamento deve ser maior ou igual ao mês anterior de rescisão do contrato

Erro eSocial 861 – Data de Pagamento da Rescisão

Este aviso do eSocial indica que a data em que o pagamento da rescisão do contrato de trabalho foi informado é anterior ao mês anterior ao da efetiva rescisão. Em outras palavras, o sistema entende que o pagamento foi realizado muito cedo, algo que pode gerar o erro eSocial 861.


Siga os passos abaixo para corrigir:

Passo 1: Identifique a rescisão em questão.

  • Localize o evento de rescisão (S-2299) do empregado que gerou o erro 861. Geralmente, você pode buscar pelo nome do trabalhador ou pela data da rescisão.

Passo 2: Verifique a data de rescisão informada.

  • Dentro do evento de rescisão (S-2299), procure pelo campo que indica a data em que o contrato de trabalho foi finalizado. Anote essa data para referência no contexto de situações como o eSocial 861.

Passo 3: Consulte a data de pagamento da rescisão.

  • Localize o campo no evento de rescisão (S-2299) que informa a data em que os valores rescisórios foram efetivamente pagos ao trabalhador.

Passo 4: Compare as datas.

  • A data de pagamento da rescisão (informada no Passo 3) deve ser igual ou posterior ao primeiro dia do mês anterior ao mês em que ocorreu a rescisão (informada no Passo 2).

    • Exemplo: Se a data da rescisão foi 15 de julho de 2025, o mês anterior é junho de 2025. Portanto, a data de pagamento da rescisão deve ser igual ou posterior a 01 de junho de 2025.

Passo 5: Corrija a data de pagamento, se necessário.

  • Se a data de pagamento informada estiver incorreta (ou seja, anterior ao mês anterior ao da rescisão), você precisará retificar o evento de rescisão (S-2299) para evitar problemas como eSocial 861.
  • Acesse a funcionalidade de retificação do eSocial.
  • Selecione o evento de rescisão (S-2299) do trabalhador com o erro.
  • Localize o campo da data de pagamento e informe a data correta, que deve ser igual ou posterior ao primeiro dia do mês anterior ao da rescisão.
  • Salve as alterações e envie o evento de retificação (S-2299) novamente para o eSocial.

Observações Importantes:

  • Isso acontece quando: A data de pagamento da rescisão é digitada erroneamente no sistema ou quando o pagamento foi realizado antes do período permitido pelas regras do eSocial.
  • Para evitar este erro: Tenha bastante atenção ao informar a data de pagamento da rescisão no sistema. Verifique sempre se a data é igual ou posterior ao mês anterior ao da rescisão. Assim, você evita o aviso do eSocial 861.

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