(Dúvida: como cadastrar empresa / Erro: campos obrigatórios / Problema: dados inconsistentes no cadastro inicial)
Variações comuns:
cadastrar empresa no Makrosystem, incluir nova empresa, primeiro acesso Makro, erro ao salvar cadastro de empresa, preencher dados de CNPJ, configurar dados iniciais empresa
Entendendo o processo
O cadastro de empresa é o primeiro passo para utilizar todos os módulos do sistema Makrosystem com eficiência e segurança. Esse registro permite configurar corretamente os dados fiscais, contábeis e administrativos que serão utilizados nos envios ao eSocial, emissão de notas fiscais, folha de pagamento, entre outros.
Passo a passo completo para cadastrar empresa no Makro
Antes de começar, saiba que o cadastro é extenso, pois reúne informações fundamentais para o funcionamento do sistema. Por isso, vamos separar o processo por abas para facilitar a navegação.
1. Acessar a tela de cadastro
Passo 1: Vá em Preparar > Cadastro > Empresas.
Passo 2: Clique em “Incluir um novo registro”.
Passo 3: Preencha os campos iniciais obrigatórios:
Tipo de inscrição: CPF, CEI ou CNPJ
Número do documento
Razão Social
Nome Fantasia
Inscrição Municipal
2. Informar dados complementares
Número do Alvará
Metragem do Imóvel
Inscrição Estadual
Endereço (preenchido automaticamente se usar o botão de busca pelo CNPJ)
Contato do responsável: nome, e-mail, telefone, CPF
3. Preencher as datas importantes
Data de abertura (Junta Comercial)
Data do contrato com o cliente
Balanço de Abertura (obrigatório – escolha entre: contabilidade anterior, empresa nova ou dia anterior à escrituração)
Início dos lançamentos do Dpto. Pessoal e Fiscal
Data de baixa ou paralisação (se aplicável)
Fim de contrato (somente após rescisão com cliente)
4. Completar as demais abas
Aba Identificadores: preenchida automaticamente após salvar.
Aba Pessoais:
Código Federal (busca por cidade)
Atenção para SP e RJ: o sistema traz todas as localidades do estado.
Aba FPAS: selecionar conforme tabela 04 do eSocial.
Aba Sindicato Profissional:
Selecionar sindicato ou optar por “Ministério do Trabalho” se não vinculado.
Cadastro de sindicatos: Pessoal > Cadastro > Sindicatos.
Aba Grupo de Cipa: selecione o grupo correspondente.
Aba PAT: informar se a empresa é fornecedora ou beneficiária.
Aba Fiscais:
CNAE, Natureza Jurídica e Tipo de empresa
Campos adicionais (SEFAZ, e-CAC, Simples) são opcionais.
Aba eSocial:
Informar Classificação Tributária (tabela 08 do eSocial)
Aba Gerais > Sub-Aba Registros: permite acompanhar há quanto tempo a empresa não altera contrato na Junta.
Sub-Aba Classe de Atividades: selecionar atividade principal ou cadastrar nova.
Sub-Aba Empresa Cidadã: preencher somente se a empresa fizer parte do programa.
Aba Banco: preencher se a empresa possui convênio para pagamento de folha.
Aba Responsáveis:
Informar sócios e responsável legal
Informar responsável técnico da contabilidade (CPF, CRC, cargo)
Aba Inscrição: preencher campos adicionais, se necessário.
Aba Logomarca: enviar imagem para personalizar relatórios.
Aba Observações: usar para anotações internas ou dados relevantes.
Perguntas frequentes
Para que serve o cadastro de empresa?
Para regularizar a empresa no sistema e viabilizar envios fiscais, geração de folha, emissão de notas e integração com o eSocial.
Como emitir o CNPJ da empresa?
Acesse o site da Receita Federal e preencha os dados conforme instruções do órgão.
Como consultar um cadastro já feito?
Use o menu Preparar > Cadastro > Empresas e filtre pelo nome ou CNPJ.
- Solucionar a validação”preenchimento obrigatório: CNPJ responsável.
- Como importar os dados do eSocial na Makro?
- Empresa baixada, o que enviar ao eSocial?
- eSocial 51: Número de inscrição foi baixado ou não foi encontrado no CNPJ.
- Controle de Serviços – Cadastros de Tarefas – Parte 3