Ausência de Geração de Eventos REINF
Ao acessar o menu de tarefas da REINF e não visualizar nenhum evento, é possível que alguns campos obrigatórios no sistema não estejam devidamente preenchidos ou habilitados.
1 – Filtro de Período de Trabalho:
Os eventos podem estar ocultos devido à aplicação de filtros. Para garantir que todos os eventos sejam exibidos:
-
Acesse o menu de Tarefas REINF
-
Localize o ícone de filtro (um quadrado com a descrição “Aplicar Filtro por Período de Trabalho”)
-
Desmarque essa opção para visualizar todos os eventos disponíveis
2 – Falta de Cadastro de Parâmetros da REINF
Se não houver nenhum parâmetro cadastrado no sistema, os eventos da REINF não serão gerados corretamente.
Como verificar e corrigir:
Acesse o menu: Fiscal > REINF > Parâmetros REINF e verifique se existe algum parâmetro cadastrado.
Caso não haja, realize a inclusão:
-
Clique em “Incluir um novo registro” no ícone “+” dentro de um círculo
- Preencha os campos obrigatórios conforme as exigências da REINF
- Clique em “Salvar” no ícone verde
3 – Cadastro de Parâmetros da REINF Divergente
Mesmo que o parâmetro da REINF esteja cadastrado, ele pode conter informações divergentes que impedem a geração dos eventos.
Se já houver parâmetro cadastrado, clique e abra o mesmo para realizar a conferencia das informações.
Verifique os seguintes campos:
-
Campo “Tipo”: deve estar preenchido com a opção 2, que indica obrigatoriedade de entrega do EFD-REINF.
-
Campo “Valor”: deve estar marcado com a opção Sim.
- Após a conferência e correção, clique em “Salvar” no ícone verde
3 – Certificado Digital Inválido
O envio da EFD-REINF exige um certificado digital válido. Se estiver vencido ou corrompido, os eventos não serão transmitidos corretamente.
Como verificar a validade do certificado pelo sistema Makro?
Acesse o menu: Preparar > Certificado Digital. Selecione por escritório ou por empresa.
Verifique o campo “Data de Validade”:
-
Se a data estiver vencida, será necessário renovar o certificado.
-
Se estiver válido, confirme se o tipo de certificado é compatível com o sistema (preferencialmente A1).
4 – Período Fiscal Não Aplicado
Mesmo que o campo da REINF esteja habilitado, os eventos não serão gerados se o período fiscal estiver como não aplicado.
Como verificar e corrigir?
Posicione o mouse sobre o ícone $ no sistema:
-
Se o ícone estiver na cor cinza, significa que o período fiscal não está aplicado.
Para habilitar o período fiscal:
-
Acesse: Preparar > Serviços > Encerramentos
-
Abra a empresa desejada
-
No campo Fiscal, selecione a opção “Não encerrado”
-
Clique no ícone verde
“Salvar” para aplicar o período
Após a conferência e correta configuração de todos os campos mencionados, os eventos da REINF serão exibidos normalmente, uma vez que não haverá mais impedimentos para sua geração.
Ausência de Geração de Eventos REINF
Ao acessar o menu de tarefas da REINF e não visualizar nenhum evento, é possível que alguns campos obrigatórios no sistema não estejam devidamente preenchidos ou habilitados.
1 – Filtro de Período de Trabalho:
Os eventos podem estar ocultos devido à aplicação de filtros. Para garantir que todos os eventos sejam exibidos:
-
Acesse o menu de Tarefas REINF
-
Localize o ícone de filtro (um quadrado com a descrição “Aplicar Filtro por Período de Trabalho”)
-
Desmarque essa opção para visualizar todos os eventos disponíveis
2 – Falta de Cadastro de Parâmetros da REINF
Se não houver nenhum parâmetro cadastrado no sistema, os eventos da REINF não serão gerados corretamente.
Como verificar e corrigir:
Acesse o menu: Fiscal > REINF > Parâmetros REINF e verifique se existe algum parâmetro cadastrado.
Caso não haja, realize a inclusão:
-
Clique em “Incluir um novo registro” no ícone “+” dentro de um círculo
- Preencha os campos obrigatórios conforme as exigências da REINF
- Clique em “Salvar” no ícone verde
3 – Cadastro de Parâmetros da REINF Divergente
Mesmo que o parâmetro da REINF esteja cadastrado, ele pode conter informações divergentes que impedem a geração dos eventos.
Se já houver parâmetro cadastrado, clique e abra o mesmo para realizar a conferencia das informações.
Verifique os seguintes campos:
-
Campo “Tipo”: deve estar preenchido com a opção 2, que indica obrigatoriedade de entrega do EFD-REINF.
-
Campo “Valor”: deve estar marcado com a opção Sim.
- Após a conferência e correção, clique em “Salvar” no ícone verde
3 – Certificado Digital Inválido
O envio da EFD-REINF exige um certificado digital válido. Se estiver vencido ou corrompido, os eventos não serão transmitidos corretamente.
Como verificar a validade do certificado pelo sistema Makro?
Acesse o menu: Preparar > Certificado Digital. Selecione por escritório ou por empresa.
Verifique o campo “Data de Validade”:
-
Se a data estiver vencida, será necessário renovar o certificado.
-
Se estiver válido, confirme se o tipo de certificado é compatível com o sistema (preferencialmente A1).
4 – Período Fiscal Não Aplicado
Mesmo que o campo da REINF esteja habilitado, os eventos não serão gerados se o período fiscal estiver como não aplicado.
Como verificar e corrigir?
Posicione o mouse sobre o ícone $ no sistema:
-
Se o ícone estiver na cor cinza, significa que o período fiscal não está aplicado.
Para habilitar o período fiscal:
-
Acesse: Preparar > Serviços > Encerramentos
-
Abra a empresa desejada
-
No campo Fiscal, selecione a opção “Não encerrado”
-
Clique no ícone verde
“Salvar” para aplicar o período
Após a conferência e correta configuração de todos os campos mencionados, os eventos da REINF serão exibidos normalmente, uma vez que não haverá mais impedimentos para sua geração.