O que fazer quando o IR não for gerado na folha de pagamento?
Isso geralmente acontece quando o sistema não identifica valores tributáveis suficientes para o cálculo do Imposto de Renda ou quando as informações de deduções do funcionário não estão completas. Para evitar que isso ocorra, verifique se o salário base e outras verbas tributáveis foram lançados corretamente e se as informações de dependentes e outras deduções estão atualizadas no cadastro do funcionário.
Passo a Passo para Resolver:
Passo 1: Verifique a base de IRRF utilizada para cálculo na folha:
- Acesse o menu Pessoal>Movimentações>Folha de Pagamento;
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Localize a folha gerada;
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Clique no ícone
para acessar a memória de cálculo da folha de pagamento;
- Faça o filtro buscando por IRRF;
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Verifique o valor informado na Base de IRRF;
- Verifique também se o valor calculado de IRRF não ficou abaixo de R$10,00, pois valores inferiores a esse limite não são descontados;
Passo 2: Verifique a configuração dos eventos utilizados na folha de pagamento:
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Acesse o menu Pessoal>Cadastros>Rendimentos e Descontos;
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Localize os eventos utilizados na folha do período em questão;
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Verifique se, na configuração de cada evento, a opção “Base de IRRF” está corretamente marcada, quando aplicável.
Importante: Essa verificação é essencial para garantir que os valores tributáveis sejam corretamente considerados na base de cálculo do Imposto de Renda.
- Após verificar e corrigir as informações de rendimentos e deduções, execute o recálculo da folha de pagamento do funcionário. O sistema deverá gerar o valor do Imposto de Renda, caso haja base de cálculo.
Passo 3: Verifique a opção de IRRF marcada no cadastro de salário do empregado:
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Acesse o menu Pessoal>Colaboradores>Empregados;
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Selecione o colaborador desejado;
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Na aba “Contratuais”, acesse os dados de salário;
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Verifique o campo “Opção IRRF” e confira qual opção está selecionada:
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Menor desconto – O sistema realiza automaticamente um comparativo entre o desconto simplificado e as deduções legais e aplica a opção mais vantajosa para o empregado.
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Deduções legais – O sistema irá aplicar a tabela de IRRF vigente.
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Passo 4: Verifique se as informações de dependentes estão atualizadas no cadastro do funcionário:
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Acesse o menu Pessoal>Colaboradores>Empregados;
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Selecione o colaborador desejado;
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Na aba “Contratuais”, acesse a opção ‘Dependentes’;
- Verifique se está marcado o campo ‘Dependentes para fins de Imposto de Renda’;
- Certifique-se de que a aba ‘Imposto de Renda’ esteja devidamente preenchida;
⚠️ Atenção: Você pode acessar a tabela vigente do IRRF pelo caminho Pessoal>Tabelas>IRRF;
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