Resolução de Erros no Envio de Eventos ao eSocial
Se você está enfrentando erros ao enviar eventos ao eSocial, como no S-1200, S-2299 ou S-2200, siga as instruções abaixo para resolver as questões comuns que podem ocorrer. Vamos resolver isso juntos!
Erro no Evento S-1200 – Autônomo com Múltiplos Vínculos
Causa:
Esse erro ocorre quando o evento S-1200 de autônomo é retornado com múltiplos vínculos, o que não é permitido no cadastro do colaborador.
Passo a Passo:
- Acesse Pessoal – Colaboradores – Empregados – Salário – Subnível – Múltiplos Vínculos
Após ajustar o cadastro, envie novamente o evento S-1200 para o eSocial.
Erro no Evento S-2299 – Desligamento com Transferência entre Matriz e Filial
Causa:
Esse erro ocorre no evento S-2299 de desligamento quando o funcionário foi transferido entre Matriz e Filial, mas a transferência não foi configurada corretamente no cadastro, resultando em um S-2299 indevido com erro 697.
Passo a Passo:
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Acesse a aba Pessoal – Movimentações – Rescisão – Gerar Rescisão.
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Verifique se o código de demissão foi corretamente configurado.
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Caso o código de demissão esteja incorreto, elimine a rescisão atual.
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Gere a rescisão novamente para que o sistema não gere o evento S-2299 incorretamente.
eSocial 697: O CNPJ não deve estar cadastrado na Tabela de Estabelecimentos e Obras no período especificado
Causa:
Esse erro ocorre no evento S-2200 quando há uma transferência entre empresas do mesmo grupo econômico, mas a configuração no cadastro do colaborador não está correta.
Passo a Passo:
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Acesse a aba Pessoal – Contratuais – Histórico de Transferência.
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Preencha os dados do histórico de transferência.
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Salve a alteração e envie novamente o evento S-2200.
Observação Importante: O envio do S-2200 é necessário apenas em casos de transferência entre empresas do mesmo grupo econômico.