eSocial 408: Não foi possível estabelecer conexão com o Sistema do CNPJ / CPF
Também pode ser pesquisado como: erro código 408, falha ao enviar eSocial, erro de conexão com eSocial, instabilidade webservice eSocial, CNPJ CPF não conecta eSocial
O que significa esse erro?
Esse erro aparece quando não é possível estabelecer conexão entre o sistema e o eSocial no momento do envio dos eventos.
Na prática, o eSocial está com algum tipo de instabilidade temporária no seu serviço de comunicação, impedindo o processamento da informação enviada.
Como resolver?
Vamos resolver isso juntos! A boa notícia é que esse tipo de falha costuma ser momentâneo. Veja o que fazer:
Passo 1: Aguarde alguns minutos. O eSocial geralmente restabelece a conexão automaticamente em pouco tempo.
Passo 2: Após aguardar, tente fazer o envio novamente em Pessoal -> eSocial -> Tarefas do eSocial
Passo 3: Se o erro persistir por mais de uma hora, recomendamos que:
-
Verifique se há comunicado oficial sobre instabilidades no site do eSocial;
-
Certifique-se de que a conexão com a internet está estável;
-
Confirme se o certificado digital da empresa ainda está válido e funcionando corretamente.
Dica importante:
Isso acontece quando o portal do eSocial está sobrecarregado, em manutenção ou com problemas temporários.
Para evitar frustrações, sempre que possível, evite realizar envios em horários de pico, como início ou fim do dia útil.