Esse erro ocorre quando a folha de pagamento é alterada ou recalculada após o envio do evento S-1200 ao eSocial.
Como o identificador do recibo de pagamento muda após a edição da folha, o evento S-1210 pode não ser aceito posteriormente.
Para garantir que tudo seja processado corretamente, é necessário reenviar os eventos periódicos com as novas informações.
Vamos resolver isso juntos!
Passo a passo para corrigir o envio após retificação da folha:
Passo 1: Acesse o menu Pessoal > eSocial > Dados Periódicos.
Passo 2: Clique nas opções:
“Gerar para todos os empregados, mesmo os que não sofrem alteração” (para colaboradores);
“Gerar para todos os autônomos, mesmo os que não sofrem alteração” (para sócios ou prestadores).
Essas opções garantem que os eventos S-1200 e S-1210 sejam regenerados para todos, mesmo sem mudanças visíveis.
Passo 3: O sistema irá gerar novos eventos S-1200 e S-1210 para todos os colaboradores.
Passo 4: Vá para Pessoal > eSocial > Tarefas do eSocial e envie os eventos gerados.
Passo 5: Se houver pagamento no mesmo mês da folha, será necessário:
Excluir o último evento S-1210 que foi processado.
Reenviar o novo S-1200 gerado.
Depois, reenviar o S-1210 como “inclusão”.
Passo 6: Finalize o processo acessando Pessoal > Encerramentos > Fechar Período e tente encerrar a folha novamente.
Observação importante:
Esse procedimento é essencial porque, ao recalcular a folha, o número do recibo de pagamento (identificador no XML do S-1200) é alterado.
Se essa retificação não for enviada ao eSocial, o sistema não consegue relacionar os eventos corretamente e, no mês seguinte, o S-1210 será rejeitado com a mensagem de erro código 724.
Sobre a validação do eSocial – Código 724:
Mensagem: “Não foi localizado um evento de remuneração do trabalhador para o período e com mesmo demonstrativo de pagamento.”
Ação Sugerida: Enviar um novo evento S-1200 com o identificador atualizado, seguido do evento S-1210 com esse mesmo identificador.
- eSocial 989: Não é possível retificar o evento. Existe evento de pagamento associado …
- eSocial: 269 Rubrica de código ‘000’ e Identificador de tabela ‘000’ não existe no cadastro
- Identificar o número e a descrição da mensagem de validação nas Tarefas eSocial?
- eSocial 191: Não é permitido o desligamento do trabalhador
- eSocial 851: A exclusão de remuneração, desligamento não é aceita quando houver pagamento