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Erro de desconto de INSS não aplicado nas férias

Desconto de INSS não aparece nas férias

(Erro: INSS não calculado nas férias | INSS sobre férias não aplicado | Problema com incidência de INSS em férias)

Se você percebeu que o desconto do INSS não apareceu corretamente no cálculo e no recibo de férias do colaborador, não se preocupe — vamos resolver isso juntos! Esse tipo de situação é comum e pode ocorrer por dois motivos principais:

  • O evento “INSS sobre férias” pode não estar configurado como automático.

  • Os eventos relacionados às férias podem estar sem a incidência de INSS habilitada.

Abaixo, você confere um passo a passo simples para verificar essas configurações e garantir que o desconto de INSS seja aplicado corretamente no cálculo de férias.


Passo 1: Verificar se o evento “INSS sobre férias” está configurado como automático

Por que isso é importante?
Quando o tipo de movimento está como automático, o sistema aplica o desconto de INSS automaticamente sempre que o cálculo de férias for realizado.

Como fazer:

  1. Acesse o menu Pessoal no Sistema Makro.

  2. Selecione a opção Cadastros e, em seguida, clique em Rendimentos e Descontos.

  3. Na barra de pesquisa, digite INSS sobre férias para localizar o evento.

  4. No campo Tipo de movimento, selecione a opção Automático.

  5. Clique em Salvar para confirmar a alteração.

Essa imagem te mostra o passo a passo de como verificar se o evento “INSS sobre férias” está configurado como automático no sistema Makro.

Passo 2: Verificar se os eventos das férias estão com incidência de INSS habilitada

Por que isso é necessário?
O desconto de INSS só será aplicado se os eventos utilizados no cálculo das férias estiverem marcados com a opção de incidência sobre férias.

Como fazer:

  1. Acesse o menu Pessoal, depois vá em Cadastros e selecione Rendimentos e Descontos.

  2. Pesquise pelos eventos usados no cálculo das férias, como:

    • Férias Normais

    • Férias Normais – 1/3 Constitucional

    • Média de Férias, entre outros.

  3. Clique em cada evento individualmente e vá até a aba Parâmetros Pessoal.

  4. Verifique se o campo INSS sobre férias está marcado.

Essa imagem mostra o que você deve verificar.
  1. Se estiver desmarcado, selecione a opção e clique em Salvar.


Dica importante

Esse erro costuma acontecer quando um novo evento é criado ou alterado sem revisar a configuração de incidência de INSS. Para evitar problemas futuros, revise sempre os eventos envolvidos nas férias antes de gerar os recibos.


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