Assuntos em alta:

Controle de Serviços – Cadastros de Tarefas – Parte 3

“Muitos usuários não entendem como funcionam as abas adicionais no cadastro de tarefas e acabam deixando de configurar automações, tributações, empresas ou regiões corretamente.”


Abas disponíveis no cadastro de tarefas

1. Aba Automação

Nesta aba você pode definir notificações automáticas para lembrar usuários ou clientes:

  • Envia Agenda Usuário: marque Sim para que a tarefa apareça na agenda do usuário.

  • Envia WhatsApp Usuário: marque Sim para enviar notificações da tarefa pelo WhatsApp do usuário.

  • Envia WhatsApp Cliente: marque Sim para enviar notificações diretamente ao cliente.

📌 Observação: a opção de WhatsApp Cliente só estará disponível se o escritório tiver o MakroWhats contratado.


2. Aba Por Tributações

Aqui você vincula tarefas que só se aplicam a determinadas tributações.
Exemplo:

  • A tarefa Gerar ECD – Lucro Presumido deve ser vinculada apenas à Tributação Lucro Presumido.

Dessa forma, o sistema só exibirá a tarefa para empresas que tenham essa tributação.


3. Aba Por Empresa

Essa aba permite vincular tarefas diretamente a empresas específicas.
Exemplo:

  • Na tarefa Gerar ECD – Lucro Presumido, além de vincular pela tributação, você pode selecionar apenas as empresas obrigadas a entregar a ECD.

📌 Observação importante:

  • Nem todas as empresas com Lucro Presumido precisam entregar a ECD.

  • Por isso, você pode optar em:

    • Vincular apenas as empresas obrigadas (em Empresas Vinculadas).

    • Ou vincular as empresas não obrigadas (em Empresas Não Vinculadas), caso esse grupo seja menor.


4. Aba Por Região

Algumas tarefas só são aplicáveis em determinadas regiões, como estados ou cidades.
Isso acontece com mais frequência no departamento Fiscal.

Exemplo:

  • A tarefa GIAM – Guia de Informação e Apuração Mensal do ICMS é específica do estado do Tocantins (TO). Nesse caso, deve ser vinculada em Estados Vinculados.

  • Caso exista uma obrigação exclusiva para um município, vincule-a em Cidades Vinculadas.


Observações finais

  • Configure corretamente essas abas para evitar que tarefas desnecessárias apareçam para todas as empresas.

  • O uso adequado dessas opções ajuda a reduzir retrabalho e mantém o sistema organizado por perfil de cliente.


Esse artigo foi útil para você?
SIMNÃO