Como corrigir a mensagem de erro sobre rubricas repetidas no eSocial?
eSocial 1505: Entendendo o erro
Essa mensagem de erro aparece quando existe uma rubrica com o mesmo código, data de início e incidência já enviada anteriormente ao eSocial 1505. Isso acontece, geralmente, por conflito entre dados da matriz e da filial.
Vamos resolver isso juntos!
O que verificar e como corrigir
Passo 1: Acesse o menu Preparar, clique em Cadastros, depois em Empresas.
Passo 2: Selecione a empresa em questão e vá até a aba Identif.
Passo 3: Verifique os campos Código Matriz e Empregador eSocial.
Se a empresa for matriz, esses campos devem conter o código interno da própria empresa.
Se for uma filial, os campos devem estar preenchidos com o código interno da matriz.
Passo 4: Se a empresa for uma filial, exclua todos os eventos S-1010 já gerados por ela. Esses eventos devem ser enviados apenas pela empresa matriz, conforme exigência do eSocial.
Observações importantes
Esse erro está ligado à estrutura de envio das rubricas no ambiente do eSocial.
Rubricas (como salários, adicionais, descontos etc.) devem ser gerenciadas exclusivamente pela empresa matriz quando há filiais.
Sempre verifique se as configurações de vínculo entre matriz e filial estão corretas no sistema, principalmente antes de gerar eventos para o eSocial.
Saiba mais:
- MATRIZ e FILIAL – Apuração dos impostos
- Erro: Não gerou o evento S-1299 ao encerrar o período.
- Guia: Como Cadastrar uma Filial no Sistema Makro
- Empresa modelo no sistema Makro
- Como realizar transferência de funcionário entre matriz e filial?