Também pode aparecer como: erro de validação no eSocial, empresa sem obrigatoriedade ativa, falha ao transmitir evento por data inválida
Por que esse erro acontece?
Esse erro ocorre quando a data de início da obrigatoriedade está incorreta no sistema. Isso pode gerar falhas no envio de eventos como S-1000, S-1005, S-2200, entre outros.
Para evitar o erro, é essencial que a data correta da obrigatoriedade esteja cadastrada, de acordo com o grupo da empresa definido pelo governo.
Se a empresa foi aberta após a data de início da obrigatoriedade do grupo, o sistema deve conter o mês e ano de abertura.
Passo a passo para corrigir o erro
Solução 1 – Ajustar a obrigatoriedade do eSocial
Passo 1: Acesse o menu Pessoal – eSocial – Parâmetros do eSocial
Passo 2: Verifique e ajuste corretamente as datas dos parâmetros 05 (Obrigatoriedade de informar o eSocial) e 99 (Grupo em que a empresa foi inserida no eSocial).

Passo 3: Após o ajuste, vá até Pessoal – eSocial – Tarefas do eSocial.
Passo 4: Localize o evento com erro de validação, duplique e salve.
Passo 5: Faça o envio do evento duplicado, aguarde a validação. O evento será reenviado com base nas novas datas.


Solução 2 – Verificar data de transferência no cadastro do empregado
Se mesmo após os ajustes da solução 1 o erro persistir, pode haver uma data de transferência incorreta no cadastro do colaborador.
Passo 1: Acesse o menu Pessoal – Colaboradores – Empregados.
Passo 2: Clique na aba Contratuais e localize o campo Transferência Entrada.
Passo 3: Verifique se a data preenchida é anterior à obrigatoriedade do eSocial.
Passo 4: Ajuste a data, se necessário, e clique em Salvar.

Passo 5: Na aba Contratuais – Histórico de Transferência – Data da Transferência
Passo 6: Preencha o campo com a data correta e clique em salvar.

Passo 7: Retorne à tela Pessoal – eSocial – Tarefas do eSocial e reenvie o evento.

Observações finais
Sempre confira qual é o grupo de enquadramento da sua empresa no eSocial (1, 2, 3 ou 4).
Empresas abertas após a obrigatoriedade do grupo devem ter a data de abertura corretamente preenchida para que os eventos sejam aceitos.
Utilize as informações disponíveis no portal oficial do eSocial ou consulte sua contabilidade para confirmar as datas corretas.
Saiba mais:
- Funcionário afastado no mês da obrigatoriedade do eSocial.
- Validação informando obrigatoriedade de informar CPF para dependente.
- eSocial 1272: O campo ‘sucessaoVinc/tpInsc’ só poderá ser igual a 5 (CGC) se cadIni for igual a ‘S’
- Transferência de funcionário (empresas mesmo grupo econômico);
- Como realizar transferência de funcionário entre matriz e filial?