Funcionário afastado no mês da obrigatoriedade do eSocial.
Problema: Erro no envio da admissão (evento S-2200) devido à falta de informações sobre afastamento anterior do colaborador.
Situação comum: Esse erro acontece quando o colaborador já estava afastado antes do início da obrigatoriedade do eSocial, mas essa informação não foi registrada no sistema.
Vamos corrigir isso juntos, com um passo a passo simples!
Passo a passo para informar o afastamento anterior corretamente
Passo 1: Acesse a aba Pessoal → eSocial → Tarefas eSocial.
Passo 2: Localize a tarefa do tipo S-2200 (admissão) correspondente ao colaborador com erro.
Passo 3: Posicione o mouse sobre a tarefa até aparecer o ícone destacado na imagem. Clique nele.
Passo 4: Na nova tela que se abrir, clique em “Incluir novo registro”.
Passo 5: Selecione o tipo 8 (Data do afastamento).
Passo 6: Nos campos “Descrição” e “Valor”, informe a data do primeiro afastamento registrada no eSocial para este colaborador.
Passo 7: Clique em “Salvar”.
Passo 8: Clique novamente em “Adicionar item”, desta vez selecione o tipo 9 (Código do motivo de afastamento).
Passo 9: Nos campos “Descrição” e “Valor”, informe o código do afastamento.Exemplo: Se o afastamento for férias, o código será 15.
Passo 10: Salve novamente e reenvie a tarefa S-2200.
Observações importantes
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Esses dados complementares são exigidos quando o colaborador estava afastado na data de início da obrigatoriedade do eSocial e a empresa ainda não havia registrado isso no sistema.
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Para conferir se o colaborador estava afastado no momento da admissão, acesse o Portal do eSocial, vá até a admissão do funcionário e verifique a seção de dados contratuais.