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#Gi Excluir um colaborador do eSocial e do Sistema

Como excluir um colaborador do eSocial e Sistema?

Quando você precisa excluir um funcionário, é necessário realizar alguns passos para garantir que todos os dados sejam removidos corretamente. Vamos te guiar nesse processo passo a passo!


Causas comuns dessa exclusão

Essa exclusão ocorre quando o colaborador foi removido do portal eSocial, mas os registros no sistema não foram completamente apagados, ou quando há eventos processados que precisam ser eliminados.


Passo a passo para excluir o funcionário do sistema

Passo 1: Excluir eventos enviados ao eSocial

  • Acesse a aba Pessoal → eSocial → Tarefas eSocial no sistema.
  • Clique nos eventos processados, seguindo a ordem cronológica do eSocial.
  • Clique no ícone de exclusão. O sistema gerará um evento de exclusão a ser enviado ao eSocial.

Passo 2: Enviar o evento de exclusão ao eSocial

  • Após gerar o evento de exclusão, ele precisará ser enviado ao eSocial para que a exclusão seja processada corretamente.
  • Para concluir a exclusão, é necessário excluir todos os eventos processados, gerando a tarefa de exclusão e enviando ao eSocial.

Passo 3: Excluir todos os cadastros relacionados ao colaborador

Para garantir que o colaborador seja completamente removido do sistema, exclua todos os cadastros associados a ele, como:

  • Salário

  • Função

  • Horário de trabalho

  • Dependentes

  • Centro de custo

  • Movimento fixo ou variável

  • Folha de pagamento

Não pode haver nenhum cadastro pendente relacionado ao colaborador.


Passo 4: Excluir o cadastro inicial do colaborador

  • Após excluir todos os dados acima, o último passo é excluir o cadastro inicial do colaborador.
  • Para isso, clique na lixeira ao lado do cadastro inicial para removê-lo completamente do sistema.

Excluir o colaborador do sistema (que já foi excluído no portal eSocial)

Se o colaborador já foi excluído no portal eSocial, siga este procedimento para removê-lo do sistema:


Acesso com senha especial

  • Acesse a senha especial (consulte o FAQ 74 para o passo a passo).

Passo 2: Excluir todos os eventos processados do colaborador

  • Após acessar a senha especial, exclua todos os eventos processados relacionados ao colaborador.
  • Clique em cada evento um a um (inclusive os eventos de exclusão com situação/status “PROCESSADA”). Para isso, selecione “GERADO” e salve.
  • Selecione todos os eventos gerados e exclua, conforme mostrado na tela do sistema.

Passo 3: Excluir todos os cadastros do colaborador

  • Repita os mesmos passos do Passo 3 da primeira seção, removendo todos os cadastros relacionados ao colaborador.

Passo 4: Excluir o cadastro inicial

  • Finalizando a exclusão dos dados, o último passo é excluir o cadastro inicial do colaborador, clicando na lixeira ao lado do cadastro para removê-lo do sistema.

Observações finais

  • Importante: Certifique-se de seguir todos os passos para garantir que o colaborador seja completamente excluído, tanto do sistema quanto do eSocial.

  • Se precisar de mais informações ou detalhes, fique à vontade para consultar o FAQ 74 para o acesso à senha especial.

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