O módulo Despesas (Financeiro → Pagamento → Despesas) é o local onde são exibidas as despesas geradas automaticamente pela rotina “Gerar as Despesas Fixas Gerenciais Automáticas”.
Mensalmente, a rotina gera as despesas de acordo com as datas de vencimento e informações cadastradas previamente em Financeiro → Pagamento → Valores Fixos.
1. Filtrando as despesas
Para facilitar a visualização e baixa das despesas, é possível aplicar filtros no grid:
Conta Corrente: Selecione a conta de onde sairão os recursos para pagamento da despesa.
Tipos de Pagamento: Escolha entre Banco, Caixa ou DRE, podendo incluir ou retirar seleções.
Tipos de Despesa: Filtre por Despesas do Escritório, Particular ou Ambas.
Status do Pagamento: Clique no ícone da coluna Pagamento para verificar se a despesa está paga ou não paga.
2. Realizando a baixa da despesa
Há duas formas de efetuar a baixa:
Opção 1 – Direto no grid
Abaixo do filtro Status do Pagamento, clique no ícone Pagar essa Despesa.
Na janela que abrir, preencha:
Data Pagamento: Data efetiva do pagamento, independente da data de vencimento.
Tipo Pagamento: Escolha se o pagamento será aplicado ao registro selecionado ou a todos os registros filtrados.
Pagamento: Meio de pagamento (Banco, Caixa ou apenas DRE).
Conta Corrente: Se aplicável, selecione a conta de origem dos recursos.
Complemento de Histórico: Adicione informações adicionais ao histórico da despesa.
Clique em Confirmar para concluir a baixa.
Observação: Neste método, será baixado apenas o valor da despesa exibido no grid.
Opção 2 – Dentro da despesa
Clique na despesa desejada para abrir a janela de detalhes.
Preencha os campos:
Valor: Informe o valor efetivamente pago.
Pagamento: Meio utilizado (Banco, Caixa ou apenas DRE).
Particular: Ajuste se a despesa é particular ou não.
Conta Corrente: Se aplicável, selecione a conta de origem.
Complemento de Histórico: Adicione informações adicionais.
Na Aba Datas, preencha:
Data Pagamento: Data efetiva do pagamento da despesa.
Clique em Salvar.
3. Conferindo a despesa paga
A despesa será exibida no grid como paga.
Dependendo da forma de pagamento, a despesa ficará visível em:
Caixa
Banco (conta selecionada)
Apenas DRE, caso não envolva movimentação financeira direta
Observações importantes
A baixa da despesa pode ser parcial ou total, dependendo do valor informado.
O correto preenchimento dos filtros e da conta corrente garante que a despesa seja registrada corretamente no Caixa, Banco ou DRE.
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