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O que são as Despesas no módulo Pagamentos?

O módulo Despesas (Financeiro → Pagamento → Despesas) é o local onde são exibidas as despesas geradas automaticamente pela rotina “Gerar as Despesas Fixas Gerenciais Automáticas”.

Mensalmente, a rotina gera as despesas de acordo com as datas de vencimento e informações cadastradas previamente em Financeiro → Pagamento → Valores Fixos.


1. Filtrando as despesas

Para facilitar a visualização e baixa das despesas, é possível aplicar filtros no grid:

  • Conta Corrente: Selecione a conta de onde sairão os recursos para pagamento da despesa.

  • Tipos de Pagamento: Escolha entre Banco, Caixa ou DRE, podendo incluir ou retirar seleções.

  • Tipos de Despesa: Filtre por Despesas do Escritório, Particular ou Ambas.

  • Status do Pagamento: Clique no ícone da coluna Pagamento para verificar se a despesa está paga ou não paga.


2. Realizando a baixa da despesa

duas formas de efetuar a baixa:

Opção 1 – Direto no grid

  1. Abaixo do filtro Status do Pagamento, clique no ícone Pagar essa Despesa.

  2. Na janela que abrir, preencha:

    • Data Pagamento: Data efetiva do pagamento, independente da data de vencimento.

    • Tipo Pagamento: Escolha se o pagamento será aplicado ao registro selecionado ou a todos os registros filtrados.

    • Pagamento: Meio de pagamento (Banco, Caixa ou apenas DRE).

    • Conta Corrente: Se aplicável, selecione a conta de origem dos recursos.

    • Complemento de Histórico: Adicione informações adicionais ao histórico da despesa.

  3. Clique em Confirmar para concluir a baixa.

Observação: Neste método, será baixado apenas o valor da despesa exibido no grid.


Opção 2 – Dentro da despesa

  1. Clique na despesa desejada para abrir a janela de detalhes.

  2. Preencha os campos:

    • Valor: Informe o valor efetivamente pago.

    • Pagamento: Meio utilizado (Banco, Caixa ou apenas DRE).

    • Particular: Ajuste se a despesa é particular ou não.

    • Conta Corrente: Se aplicável, selecione a conta de origem.

    • Complemento de Histórico: Adicione informações adicionais.

  3. Na Aba Datas, preencha:

    • Data Pagamento: Data efetiva do pagamento da despesa.

  4. Clique em Salvar.


3. Conferindo a despesa paga

  • A despesa será exibida no grid como paga.

  • Dependendo da forma de pagamento, a despesa ficará visível em:

    • Caixa

    • Banco (conta selecionada)

    • Apenas DRE, caso não envolva movimentação financeira direta


Observações importantes

  • A baixa da despesa pode ser parcial ou total, dependendo do valor informado.

  • O correto preenchimento dos filtros e da conta corrente garante que a despesa seja registrada corretamente no Caixa, Banco ou DRE.


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