Guia Completo: Como Resolver Problemas com Geração de Depreciação do Imobilizado
Sintoma do Problema:
O sistema não está gerando automaticamente a depreciação dos bens do imobilizado.
Principais Causas:
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Cadastro incompleto no grupo do imobilizado
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Centro de custo não configurado para depreciação
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Processo automático não executado
Solução Detalhada:
1. Verificar Cadastro do Grupo do Imobilizado
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Acesse: Contábil > Cadastros > Grupo Imobilizado
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Selecione o grupo utilizado no cadastro do imobilizado
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Navegue até a aba “Centro de Custo”
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Verifique se existe um cadastro no campo “Tipo Depreciação”
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Se estiver vazio:
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Clique em “Incluir Novo Registro”
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Preencha todos os campos obrigatórios
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Defina o centro de custo e evento correto
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Salve as alterações
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2. Gerar Depreciação Manualmente (Se Necessário)
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Acesse: Contábil > Movimentações > Imobilizado
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Clique na opção “Depreciação”
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Configure os filtros com atenção:
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“Imobilizado Corrente”: selecione apenas os itens problemáticos
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“Período Corrente”: defina o mês/ano correto
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Marque a opção “Gerar Depreciação para o Período Selecionado”
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Confirme a operação
3. Verificar a Contabilização Gerada
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Acesse: Contábil > Movimentações > Diário
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Pesquise pelos lançamentos de depreciação
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Verifique se os valores estão corretos
Dicas Importantes:
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Sempre revise os filtros antes de gerar depreciações manuais
Se o Problema Persistir:
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Verifique se o bem está ativo no sistema
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Confira se a data de aquisição está correta
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Verifique se o período contábil está aberto para lançamentos
Lembretes:
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Sempre confira os lançamentos gerados no diário contábil