Assuntos em alta:

#Gi eSocial 411: Assinante inválido. Assinante não possui perfil de procuração eletrônica para enviar este tipo de even

eSocial 411: Assinante inválido. Assinante não possui perfil de procuração eletrônica para enviar este tipo de evento

O que significa esse erro?

O Erro de Código 411 ocorre quando o certificado digital utilizado não possui a permissão necessária para enviar eventos ao eSocial ou quando o assinante não é reconhecido como representante legal da empresa. Esse problema pode acontecer se as permissões de procuração digital não forem configuradas corretamente ou se o certificado digital estiver inválido.


Passo a Passo para Resolver o Erro de Código 411

Resolução 1: Verificar as configurações do certificado digital

  1. Acesse a aba Preparar no menu principal.

  2. Selecione Certificados, e depois escolha a opção Por Escritório ou Por Empresa, dependendo da configuração que você está utilizando.

  1. Verifique se o certificado digital está corretamente cadastrado.

    • Caso o certificado esteja correto, verifique o parâmetro 480 em Preparar → Parâmetros → Parâmetros Globais.

  1. Ajuste o parâmetro 480 caso o sistema esteja utilizando um cadastro incorreto do certificado.

Resolução 2: Configurar as permissões de procuração digital

  1. Acesse o site do eSocial: https://www.gov.br/esocial/pt-br/acesso-ao-sistema/orientacoes-assinatura-digital-e-procuracao-eletronica.

  2. Na página, clique em “Procedimento no E-CAC para definição dos perfis para procuração”.

  3. Siga o passo a passo fornecido para configurar as permissões de procuração digital necessárias para enviar eventos ao eSocial.

  4. Após concluir as permissões, retorne ao sistema Makro.

  5. Acesse Pessoal → eSocial → Tarefas eSocial e reenvie o evento.


Observações Finais

  • Atenção: Em alguns casos, especialmente no ambiente de testes, o portal do eSocial pode demorar para reconhecer as configurações feitas no e-CAC. Se o erro persistir mesmo após realizar os ajustes, tente novamente no dia seguinte.

  • Caso o erro não seja resolvido após habilitar o envio no portal do e-CAC, entre em contato com a Receita Federal para obter assistência adicional.

Esse artigo foi útil para você?
SIMNÃO