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#Gi ERRO S-2299 não gerado após rescisão do funcionário.

O que é esse problema?


Após registrar a rescisão de um empregado , o sistema deve gerar automaticamente o evento S-2299 para envio ao eSocial. Quando isso não acontece, o motivo pode estar relacionado ao certificado digital vencido, filtros alterados impedindo a visualização ou à configuração incorreta de parâmetros.

Inicialmente, verifique se a rescisão está de fato gerada em Pessoal>Movimentações>Rescisão.

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Solução 1: Atualizar o certificado digital:

Passo 1: Acesse o menu Preparar>Certificado Digital;


Passo 2: Verifique a validade do certificado, se está cadastrado corretamente da empresa na aba “empresa” e do escritório na aba “escritório”. Caso não visualize nenhum e não esteja cadastrado, cadastre clicando no canto superior direito, clique no botão “Adicionar novo certificado”;


Passo 3: Selecione o novo certificado válido e salve;

       

Passo 4: Acesse Pessoal>eSocial>Dados Iniciais;

Passo 5: Clique em “Gerar Dados iniciais” para que o evento S-2299 seja gerado.


Solução 2: Verificar e configurar o Parâmetro 480:

Passo 1: Vá até Preparar>Parâmetros>Parâmetros Globais;


Passo 2: Utilize o campo de busca para filtrar pelo código 480.


Passo 3: Verifique se ele está configurado corretamente no campo “Valor”, de acordo com o certificado cadastrado, da empresa ou do escritório;

Dica:
Se quiser aplicar uma exceção apenas para uma empresa específica:

  • Clique em “Adicionar código de exceção” e selecione a empresa;

     

Passo 4: Acesse Pessoal>eSocial>Dados Iniciais; 

Passo 5: Clique em “Gerar Dados iniciais” para que o evento S-2299 seja gerado.


Solução 3: Ajustar os Parâmetros do eSocial:

Passo 1: Acesse Pessoal>eSocial>Parâmetros do eSocial;


Passo 2: Verifique se o Parâmetro 5 está configurado como SIM;


Passo 3: Confira também o Parâmetro 99, que deve estar configurado de acordo com o Grupo do eSocial ao qual a empresa pertence;

     

Passo 4: Salve as alterações;

Passo 5: Acesse Pessoal>eSocial>Dados Iniciais; 

Passo 6: Clique em “Gerar Dados iniciais” para que o evento S-2299 seja gerado.

     


Dicas e observações finais:

  • Após corrigir qualquer uma das configurações acima, sempre gere novamente os dados iniciais para forçar o envio do evento.

  • Mantenha os certificados digitais atualizados e verifique sua validade com regularidade.

  • Parâmetros incorretos podem afetar não apenas o envio do S-2299, mas outros eventos do eSocial também.

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