Você gerou a rescisão e percebeu que o INSS não foi calculado corretamente? Isso pode acontecer por algumas razões, e as principais são:
-
O evento de INSS não está configurado como automático;
-
Os eventos utilizados na rescisão não estão marcados para ter incidência de INSS;
Vamos resolver isso juntos com duas etapas simples!
Verifique se os eventos de INSS estão configurados como automáticos;
Isso é importante porque:
Quando um evento de INSS não está marcado como automático, ele não será incluído automaticamente nos cálculos da folha ou da rescisão.
Passo a passo:
Passo 1: Acesse o menu Pessoal>Cadastros>Rendimentos e Descontos;
Passo 2: No campo de busca, procure pelos eventos INSS sobre salário ou INSS sobre décimo terceiro (caso esteja fazendo rescisão com 13º proporcional);
Passo 3: No campo Tipo de movimento, selecione a opção Automático;
Passo 4: Clique em Salvar.
Verifique se os eventos da rescisão estão com incidência de INSS;
Isso é importante porque:
Se os eventos utilizados na rescisão não estiverem com a opção de incidência de INSS marcada, o sistema não calcula o imposto corretamente.
Passo a passo:
Passo 1: Acesse a aba Pessoal>Cadastros>Rendimentos e Descontos;
Passo 2: Pesquise pelos eventos usados na rescisão, como:
-
Saldo de salário
-
13º salário rescisão
-
Outros eventos presentes no TRCT
Passo 3: Clique no evento desejado e vá até a aba Parâmetros Pessoal;
Passo 4: Marque as opções INSS sobre salário ou INSS sobre 13º, conforme o caso;
Passo 5: Clique em Salvar.
Observações finais
✔️ Após seguir os passos acima, o sistema estará apto a recalcular corretamente o INSS na rescisão;
🔁 Caso já tenha feito a rescisão, será necessário reabrir e recalcular para aplicar as alterações.