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#Gi ERRO: Corrigir ausência do desconto de INSS na rescisão.

Você gerou a rescisão e percebeu que o INSS não foi calculado corretamente? Isso pode acontecer por algumas razões, e as principais são:

  1. O evento de INSS não está configurado como automático;

  2. Os eventos utilizados na rescisão não estão marcados para ter incidência de INSS;

Vamos resolver isso juntos com duas etapas simples!


Verifique se os eventos de INSS estão configurados como automáticos;

Isso é importante porque:
Quando um evento de INSS não está marcado como automático, ele não será incluído automaticamente nos cálculos da folha ou da rescisão.

Passo a passo:

Passo 1: Acesse o menu Pessoal>Cadastros>Rendimentos e Descontos;
Passo 2: No campo de busca, procure pelos eventos INSS sobre salário ou INSS sobre décimo terceiro (caso esteja fazendo rescisão com 13º proporcional);

               

Passo 3: No campo Tipo de movimento, selecione a opção Automático;

             
Passo 4: Clique em Salvar.


Verifique se os eventos da rescisão estão com incidência de INSS;

Isso é importante porque:
Se os eventos utilizados na rescisão não estiverem com a opção de incidência de INSS marcada, o sistema não calcula o imposto corretamente.

Passo a passo:

Passo 1: Acesse a aba Pessoal>Cadastros>Rendimentos e Descontos;
Passo 2: Pesquise pelos eventos usados na rescisão, como:

  • Saldo de salário

  • 13º salário rescisão

  • Outros eventos presentes no TRCT

           
Passo 3: Clique no evento desejado e vá até a aba Parâmetros Pessoal;
Passo 4: Marque as opções INSS sobre salário ou INSS sobre 13º, conforme o caso;
Passo 5: Clique em Salvar.


Observações finais

✔️ Após seguir os passos acima, o sistema estará apto a recalcular corretamente o INSS na rescisão;

🔁 Caso já tenha feito a rescisão, será necessário reabrir e recalcular para aplicar as alterações.

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