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#Gi COMPLEMENTO: Envio de novo afastamento com mesmo motivo do anterior

Como enviar um novo afastamento com o mesmo motivo do anterior?

Isso ocorre quando um empregado retorna de um afastamento e volta a se afastar pelo mesmo motivo dentro do prazo de 60 dias, para envio ao eSocial. Vamos resolver isso juntos!


Passo a passo para cadastrar novo afastamento com mesmo motivo:

Passo 1: Acesse o menu Pessoal>SESMT>Movimento e depois em Afastamento S-2230.

Passo 2: Clique em Cadastrar novo afastamento e preencha as informações normalmente.
No campo “Código de Afastamento”, selecione ou digite P2;

Passo 3: Preencha as datas do afastamento, o código de retorno e motivo para o esocial;

Clique em Salvar para registrar o novo afastamento.

Passo 4: Após salvar, clique no subnível do afastamento cadastrado e selecione a opção Complemento.

Passo 5: Clique em “Incluir um novo registro”, selecione o afastamento que acabou de cadastrar, escolha o Tipo 2 e marque o valor como Sim.
Depois, clique em Salvar.

Passo 6: Por fim, envie o evento S-2230 para o eSocial com os dados atualizados.


Observações importantes:

  • O código P2 deve ser usado apenas quando o novo afastamento ocorre pelo mesmo motivo do anterior, dentro de até 60 dias após o retorno.

  • Se o afastamento for por outro motivo, ou após 60 dias, não é necessário esse complemento.

  • Sempre confira os dados do afastamento anterior antes de gerar um novo.

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