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Como realizar transferência de funcionário entre matriz e filial?

(Problemas comuns: “Erro na transferência entre empresas”, “Funcionário não transferido corretamente”, “Como fazer a transferência de colaborador no Makro”)

Se você precisa transferir um colaborador de uma empresa matriz para uma filial no sistema Makro, siga este passo a passo. Vamos resolver isso juntos!


O que você precisa antes de começar?

Certifique-se de que ambas as empresas (matriz e filial) estão cadastradas corretamente no sistema em Preparar→Cadastros→Empresas.


Passo a passo para realizar a transferência:


Passo 1: Realizar a rescisão na empresa de origem

Passo 1: Acesse Pessoal → Movimentação → Rescisão.

        Essa imagem mostra o passo a passo de como realizar a rescisão na empresa de origem no Sistema Makro.
Passo 2: Realize a rescisão na empresa de origem, utilizando os códigos de rescisão apropriados (13, 14 ou 15, conforme o tipo de transferência).
Passo 3: Selecione a empresa de destino (filial/matriz), que já deve estar cadastrada no sistema.

Essa imagem te mostra o que você deve alterar.

           

Dica: O código de rescisão deve ser selecionado com base no tipo de transferência do colaborador. Lembre-se de que o tipo de rescisão pode variar.


Passo 2: Confirmação do cadastro na empresa de destino

Após a rescisão, o colaborador será automaticamente cadastrado na empresa de destino (filial). Porém, alguns dados contratuais, como função, salário, horário, dependentes, entre outros, podem não ser levados.
Após isso, o evento S-2206 precisa ser enviado para o eSocial da empresa de destino.

Passo 1: Acesse a aba Colaboradores→Empregados na empresa de destino para verificar se o colaborador foi cadastrado corretamente.
Passo 2: Preencha as informações faltantes se necessário (função, salário, horário, dependentes, etc.).
Passo 3: Envie o evento S-2206 para o eSocial da empresa de destino.

Dica: A transferência automática é feita, mas a conferência e a inclusão dos dados contratuais na filial é essencial para garantir que o colaborador esteja com todas as informações corretas.


Passo 4: Envio dos eventos na empresa de origem

Na empresa de origem, apenas os eventos periódicos (S-1200 e S-1210) devem ser enviados, caso haja valores a serem pagos no mês de transferência.

Passo 1: Verifique se há valores a serem pagos no mês de transferência.
Passo 2: Envie os eventos S-1200 e S-1210 na empresa de origem.


Passo 5: Envio dos eventos na empresa de destino

Na empresa de destino (filial), o evento S-2206 será gerado automaticamente com a data de validade da transferência. Além disso, os eventos S-1200 e S-1210 também precisarão ser enviados para a filial após geração de movimentações, como a folha de pagamento na empresa destino.

Passo 1: Envie o evento S-2206 com a data de validade da transferência na empresa de destino.
Passo 2: Envie os eventos S-1200 e S-1210 para a empresa de destino.


⚠️ Observações importantes:

  1. Cadastro da empresa de destino: Se a empresa de destino (filial) não estiver cadastrada no sistema, será necessário fazer o cadastro com os dados da empresa no Histórico de Transferência. 

   Em Pessoal → Contratuais → Histórico Transferência, preencha os campos com data de admissão, data de transferência, cnpj da empresa antecessora ou destino (a depender de onde é está sendo feito o cadastro do histórico). Preencha também o campo razão social, Matrícula do empregado e categoria do empregado. Marque o campo definindo se o cadastro que está realizando é da empresa antecessora ou “funcionário transferido para outra empresa” se estiver preenchendo na empresa de origem.

Essa imagem informa que você deve preencher os campos com data de admissão, data de transferência, cnpj da empresa antecessora ou destino.

                 

  1. Admissão na empresa de origem: O evento de admissão (S-2200) precisa estar processado na empresa de origem para que o sistema gere corretamente o evento S-2206 na empresa de destino. Caso o evento não tenha sido processado, será necessário processá-lo manualmente com a senha especial.

Dica: Certifique-se de que todos os eventos estejam processados corretamente antes de gerar e enviar qualquer informação para o eSocial.

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