Como fazer o cadastro do CAEPF?
O CAEPF (Cadastro de Atividade Econômica da Pessoa Física) é obrigatório para empregadores pessoa física, como produtores rurais. Para que o sistema permita o cadastro dessa informação, o tipo da empresa precisa estar registrado como CPF.
Passo a passo para cadastrar o CAEPF
Vamos resolver isso juntos! Siga as etapas abaixo para cadastrar corretamente a inscrição do CAEPF no sistema:
Passo 1: Verifique o tipo de cadastro da empresa
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Certifique-se de que a empresa está cadastrada com CPF no sistema, e não com CNPJ.
- Verifique se a Classificação Tributária está correta .
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Isso é fundamental para liberar a aba de CAEPF.
Passo 2: Acesse o menu de cadastro do CAEPF
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No menu principal, clique em Preparar.
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Acesse a opção Inscrições.
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Em seguida, selecione CAEPF clique em Incluir um novo registro;
Passo 3: Preencha os dados da inscrição
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Insira os dados conforme o cadastro oficial do CAEPF na Receita Federal.
- Selecione o “TIPO” .
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Certifique-se de que as informações estão corretas e completas.
Passo 5: Parametrize o envio do eSocial
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Com o CAEPF cadastrado, ao configurar o envio do eSocial, o sistema automaticamente gerará os eventos iniciais para envio à Receita.
Dica importante:
📌 Isso acontece quando o tipo da empresa está como CNPJ:
A aba de CAEPF não ficará disponível no sistema.
✅ Para evitar problemas: Verifique o tipo de inscrição da empresa antes de iniciar o processo.