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#Gi O que fazer quando o IR não for gerado na folha de pagamento?

O que fazer quando o IR não for gerado na folha de pagamento?

Isso geralmente acontece quando o sistema não identifica valores tributáveis suficientes para o cálculo do Imposto de Renda ou quando as informações de deduções do funcionário não estão completas. Para evitar que isso ocorra, verifique se o salário base e outras verbas tributáveis foram lançados corretamente e se as informações de dependentes e outras deduções estão atualizadas no cadastro do funcionário.

Passo a Passo para Resolver:

Passo 1: Verifique a base de IRRF utilizada para cálculo na folha:

  • Acesse o menu Pessoal>Movimentações>Folha de Pagamento;
  • Localize a folha gerada;

  • Clique no ícone para acessar a memória de cálculo da folha de pagamento;

  • Faça o filtro buscando por IRRF;
  • Verifique o valor informado na Base de IRRF;

  • Verifique também se o valor calculado de IRRF não ficou abaixo de R$10,00, pois valores inferiores a esse limite não são descontados;

 

Passo 2: Verifique a configuração dos eventos utilizados na folha de pagamento:

  • Acesse o menu Pessoal>Cadastros>Rendimentos e Descontos;

  • Localize os eventos utilizados na folha do período em questão;

 

  • Verifique se, na configuração de cada evento, a opção “Base de IRRF” está corretamente marcada, quando aplicável.

Importante: Essa verificação é essencial para garantir que os valores tributáveis sejam corretamente considerados na base de cálculo do Imposto de Renda.

  • Após verificar e corrigir as informações de rendimentos e deduções, execute o recálculo da folha de pagamento do funcionário. O sistema deverá gerar o valor do Imposto de Renda, caso haja base de cálculo.

 

Passo 3: Verifique a opção de IRRF marcada no cadastro de salário do empregado:

    • Acesse o menu Pessoal>Colaboradores>Empregados;

    • Selecione o colaborador desejado;

    • Na aba “Contratuais”, acesse os dados de salário;

    • Verifique o campo “Opção IRRF” e confira qual opção está selecionada:

      • Menor desconto – O sistema realiza automaticamente um comparativo entre o desconto simplificado e as deduções legais e aplica a opção mais vantajosa para o empregado.

      • Deduções legais – O sistema irá aplicar a tabela de IRRF vigente.

     

 

Passo 4: Verifique se as  informações de dependentes estão atualizadas no cadastro do funcionário:

  • Acesse o menu Pessoal>Colaboradores>Empregados;

  • Selecione o colaborador desejado;

  • Na aba “Contratuais”, acesse a opção ‘Dependentes’;

  • Verifique se está marcado o campo ‘Dependentes para fins de Imposto de Renda’;

 

  • Certifique-se de que a aba ‘Imposto de Renda’ esteja devidamente preenchida;

 

⚠️ Atenção: Você pode acessar a tabela vigente do IRRF pelo caminho Pessoal>Tabelas>IRRF;

     

       

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